20 de mar de 2011

Pedagogia Hospitalar

O curso de Pós-graduação em Pedagogia Hospitalar proporciona uma nova possibilidade de trabalho para o educador dentro do ambiente hospitalar. Trata-se de uma Pedagogia do presente, centrando-se na situação emergencial e transitória do educando hospitalizado, criando a oportunidade de interação com o enfermo, equipe hospitalar, família e escola. É uma nova realidade de atuação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, pois envolve saberes em prol da vida. Para tanto, o profissional que pretende atuar na educação hospitalar necessita de uma formação diferenciada para desenvolver propostas pedagógicas flexíveis, tendo em vista o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e adolescente hospitalizados.

Público-alvo: Egressos dos cursos de Pedagogia, Letras, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, professores de Educação Especial e psicopedagogos que tenham interesse na área.

Áreas de atuação:
Hospitais infantis e brinquedotecas (planejamento pedagógico).

Diferenciais do curso:
Possui uma proposta pedagógica atualizada; corpo docente especializado e atuante nas áreas da educação e da saúde; horas destinadas a estágios orientados com profissionais que atuam diretamente em hospitais reconhecidos; promoção anual de fóruns relacionados à temática Pedagogia Hospitalar, com nomes de expressividade na área.

Disciplinas:Aspectos Legais das Classes Hospitalares; Bioética; Didática e Metodologia do Ensino Superior; Aprendizagem e Desenvolvimento; Estruturas lúdicas de aprendizagem; Brinquedoteca Hospitalar; Metodologia da Pesquisa Científica; Arte e Educação: Qualidade de vida, Serviços em saúde, Humanização na Educação Hospitalar; Psicanálise da criança e do adolescente; Programa de Saúde; Relacionamento Interpessoal e Comunicação e Hospitalização e Ruptura do Cotidiano.

Carga Horária:
536 hora (368 horas de aulas teóricas, 48 horas de estágio orientado e 120 horas de Trabalho de Conclusão de Curso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário.