26 de jan. de 2010

Inauguração Museu Anna Nery

Com o objetivo de preservar a história da enfermagem e servir de ferramenta de fomento para cada passo do processo de evolução da profissão rumo ao futuro. O sistema COFEN-CORENs programou para o dia 20 de maio de 2010, data que encerra as comemorações da semana de enfermagem no Brasil, a inauguração do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, localizado no Pelourinho, em Salvador (BA).

O museu agregará o que de mais moderno a tecnologia dispõe no mercado, visto que sua concepção parte de uma inspiração fundamental, que é perceber que a primeira pessoa que cuidou da gente em nossa vida, muito provavelmente, foi um enfermeiro ou alguém desempenhando o papel dele.

O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery propiciará a pesquisa, preservando e comunicando toda a história da profissão, os profissionais e as especialidades. A homenagem a enfermeira Anna Nery é o reconhecimento a uma profissional do 'cuidar' que, na Guerra do Paraguai, foi essencial ao prestar os primeiros socorros como enfermeira.

Ela é considerada um símbolo de dedicação, solidariedade e profissionalismo numa época com poucos conhecimentos científicos e num local tão inóspito.A expografia e as atividades serão desenvolvidas com enfoque para os mais variados públicos, a exemplo de portadores de deficiência visual, auditiva e locomotora, possibilitando a todos o conhecimento da enfermagem desde os seus primórdios até o que de mais avançado exista a disposição dos profissionais e da população.

Focado na trajetória da arte de cuidar e curar, inerente ao instinto humano primitivo, ao se tornar profissão a enfermagem evoluiu e alcançou seu reconhecimento sob a influência de Florence Nightingale e avança cientificamente e tecnologicamente no século XXI a passos longos.O presidente do COFEN diz que o MuNEAN é um marco histórico da enfermagem brasileira e fonte de consulta importante do ponto de vista político, científico e cultural.

"A profissão cada vez mais tem conseguido o respeito e o reconhecimento que merece e, nós, membros do Conselho Federal e de todo o sistema, temos o compromisso com o seu fortalecimento ao dignificar o seu exercício. A inauguração do museu vai ser um marco importante e fundamental aos profissionais e a população", disse Manoel Carlos Neri.



Fonte: COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário.