9 de fev. de 2010

Ministério investe 1,9 milhões - Centros de Reabilitação Visual do SUS


O Ministério da Saúde liberou R$ 1,9 milhão para instalação dos cinco primeiros centros de reabilitação
visual do SUS (Sistema Único de Saúde), que serão no Rio e em São Paulo. Por ano, a previsão é atender cerca de 7,5 mil pessoas cegas ou com baixa visão. Os pacientes contarão com equipamentos ópticos, tratamento terapêutico e acompanhamento médico, a fim de desenvolver habilidades para enfrentar as dificuldades causadas pela perda visual.

A verba será repassada a clínicas, hospitais e instituições que já prestam serviço oftalmológico, e serão credenciados ao SUS. O governo pretende instalar mais 70 unidades em outros estados até 2011, somando um investimento total de R$ 39,1 milhões. A oferta gratuita de aparelhos para reabilitação foi ampliada de quatro para dez tipos, entre lentes, lupas para leitura, ampliação de imagens e sistema telescópico para visualizar objetos à distância.

Não há previsão da data em que os primeiros centros serão inaugurados.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 0,3% de uma determinada população tem cegueira e 1,7%, baixa visão. Com o envelhecimento, aumentam as chances de surgir doenças oculares que levam à perda da visão. As mais comuns são catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular (centro do campo visual).


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário.